SPMS
   
   
   
 
 
   
Ignorar hiperligações de navegação
A ULSNA
Utente
Documentos
Mapa do Site
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  ... 
13-05-2016
INVESTIMENTOS NA ÁREA DOS EQUIPAMENTOS SOCIAIS E DA SAÚDE
A ULSNA, EPE apresentou em dezembro de 2015 uma candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020 denominada “Reforço da Diferenciação e Complementaridade de Serviços de Saúde e Apoio”, a qual foi objeto de Aprovação em 29 de marco de 2016
INVESTIMENTOS NA ÁREA DOS EQUIPAMENTOS SOCIAIS E DA SAÚDE

A ULSNA, EPE apresentou em dezembro de 2015 uma candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020 denominada "Reforço da Diferenciação e Complementaridade de Serviços de Saúde e Apoio”, a qual foi objeto de Aprovação em 29 de marco de 2016.
Esta Operação consiste na sua maioria na reestruturação, dos equipamentos médicos e hospitalares, dos vários serviços de Internamento, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica da ULSNA,EPE, bem como as Unidades de Cuidados de Saúde Primários e Unidades de Saúde Familiar.

A aquisição de novos equipamentos, permite dotar os serviços de instrumentos capazes de proporcionar aos utentes melhores condições de estadia, bem como contribuir para a Qualidade e otimização dos cuidados a prestar ao utente, com os consequentes ganhos em saúde.

Esta Operação é apoiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Alentejo 2020, com um investimento global de 1 062 255,75 €, dos quais 902 917,39 € são cofinanciados pelo FEDER.

Cofinanciado por:

 

 Seviços Certificados

13-05-2016
05-05-2016
Dia Internacional da Parteira
O Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, sediado na Maternidade da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, assinalou o Dia Internacional da Parteira, no passado dia 5 de Maio, no hall do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, com a projeção de um diaporama e exposição de material que faz parte da História e da Memória deste Serviço.
Dia Internacional da Parteira

O Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, sediado na Maternidade da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, assinalou o Dia Internacional da Parteir
O Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, sediado na Maternidade da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, assinalou o Dia Internacional da Parteira, no passado dia 5 de Maio, no hall do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, com a projeção de um diaporama e exposição de material que faz parte da História e da Memória deste Serviço.

A equipa do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia aproveitou a efeméride para realçar a importância do papel do Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica, na promoção da saúde da Mulher/ Família e Recém Nascido ao longo do ciclo da vida.

Veja as fotografias aqui

05-05-2016
05-05-2016
ULSNA comemora Dia Mundial da Higiene das Mãos
Para assinalar o Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado no passado dia 5, decorreram várias ações nas duas unidades hospitalares e nos centos de saúde da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
ULSNA comemora Dia Mundial da Higiene das Mãos

5 de Maio
Para assinalar o Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado no passado dia 5, decorreram várias ações nas duas unidades hospitalares e nos centos de saúde da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Apesar destas comemorações serem, essencialmente, direcionadas para os profissionais de saúde, houve Centros de Saúde que optaram por ter uma Acão junto dos utentes e estiveram nas salas de espera das unidades de saúde, em infantários, escolas, lares e centros de dia.

No Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, as atividades desenvolvidas pelo núcleo executivo do GCL - PPCIRA incluíram a deslocação a vários serviços de internamento com a distribuição de mensagens e desenhos alusivos à higienização das mãos realizadas por crianças internadas no serviço de Pediatria em formato de calendário, distribuição de posters elaborados referentes ao dia em comemoração, utilização da parte dos profissionais de saúde da máquina de luz negra com o objetivo de visualizar as áreas higienizadas com a solução antisséptica de base alcoólica e a colocação dos dedos/mãos em placas de gelose sangue para identificação de microrganismos, com posterior informação de retorno aos profissionais.

Por seu turno, o núcleo do GCL-PPCIRA do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, com a colaboração dos enfermeiros chefes e elementos dinamizadores dos Serviços, produziu marcadores de livros com o formato “mãos infantis recortadas em cartolina”, com frases personalizadas por Serviço. Os alunos do pré-escolar, 1º e 2º anos do Colégio Luso-Britânico de Elvas, participaram neste trabalho fazendo o recorte das suas mãos em cartolina de várias cores. Previamente tinha-lhes sido apresentado um PowerPoint e um pequeno filme com a temática “Porquê, Quando e Como os meninos lavam as mãos”. Também se elaboraram mensagens personalizadas por cada Serviço do Hospital no âmbito da higiene das mãos com o slogan Melhorar está nas tuas Mãos e colaram-se em cada mão recortada.

A UCC Ammaya (Centro de Saúde de Portalegre) desenvolveu atividades junto de todos os utentes e cuidadores em visita domiciliária da Unidade, que teve como objetivo reforçar a informação disponibilizada acerca dos procedimentos de higiene das mãos, procurando capacitar os utentes para as boas práticas.

Veja as fotografias aqui

05-05-2016

Portal do Utente

Novo Portal do Utente encontra-se já online, desde o final do mês de maio, sendo acessível a partir do endereço: https://servicos.min-saude.pt/utente/portal

Integrado no projeto PDS – Plataforma de dados da Saúde, desenvolvido pela Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), EPE, este novo portal vai permitir registos de saúde elaborados pelo utente e recurso a serviços online já existentes ou a disponibilizar em breve.

No Portal do Utente o utilizador terá uma área reservada à inserção dos seus dados. No menu "As minhas notas" poderá inserir:

  • Contactos de emergência
  • Dados de Saúde
  • Hábitos
  • Medicação
  • Alergias
  • Doenças
  • Autorizações/Auditorias
  • Contactar o seu Centro de Saúde/USF

Caso aceda em partilhar os seus dados com o SNS, toda a informação clínica daquele utilizador estará acessível em todo o país. Por exemplo, um utente registado num centro de saúde de Lisboa, mas de férias no Porto, poderá recorrer aos serviços de um qualquer hospital do Norte, sendo possível à instituição consultar todo o historial clínico, alergias, consultas, facilitando um diagnóstico e respetiva terapêutica em caso de doença.

No Portal do Utente, o utilizador terá também acesso ao eAgenda, serviço que permite a marcação de consultas e pedido de receituário crónico.

Vantagens do eAgenda:

  • É possível aos utentes registados agendar uma consulta para o Médico de Família (MdF);
  • O sistema permite ainda que os utentes sem MdF marquem uma consulta no serviço de Reforço/Recurso;
  • É possível agendar consultas em "Saúde para Adultos por Iniciativa do Utente", "Planeamento Familiar", "Saúde Infantil" e "Saúde Materna";
  • O eAGENDA prevê que o utente possa, a qualquer momento, cancelar a consulta marcada no serviço online;
  • Para os doentes que necessitem de medicação prolongada, o eAGENDA permite pedir a renovação de receituário.

O serviço eAGENDA está acessível através do Portal da Saúde e do Portal do Utente.

O utilizador do Portal do Utente tem acesso ao RNU - Registo Nacional de Utentes e ao SIGIC - Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.

Fonte: DGS

 
1 
26-09-2012
teste 3
vcbxcvbdflgjlçdfksjgldfksjglçkdfsjgçlkdfjg
teste 3

mblmxbjxcvlçkbjlcvkxjblkcvxjblçkxcjvggggggggggggggggggggggggggggggggg
fddddddddddgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlçgjlç
26-09-2012
25-09-2012
ggcfdhfgsdajhgfjksahgfkjsadh
dgjdfjgkldjfgklºjdsfçgkjdfsçkljglçdksfjglçkdsjglçkdf
ggcfdhfgsdajhgfjksahgfkjsadh

kdfhkgldjflgkjdflskgjlçdsfkg
ksdfjglkdfsjgkldjslgkçjdlçskgjlçdskjglçdkfjgçlkdsfjglçkdjsflçkjglçkd
25-09-2012
28-07-2012
teste2
dfggfsd
teste2

subt
gsdgsdfg
28-07-2012
Maternidade Dr. Francisco Feitinha
Na área de Obstetrícia , o atendimento é efectuado no período pré-parto, parto e pós parto e patologia Obstétrica (...)
Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Portalegre (VMER)
É um veículo de intervenção em emergência, tripulado por uma equipa constituida por um médico e um enfermeiro, com formação em emergência médica (...)
Unidade Funcional da Diabetes
Atenção, previna-se:
Erros alimentares, obesidade e sedentarismo provocam diabetes (...)
Centro de Saúde de Ponte de Sôr
O Planeta do Faz Nenhum (...)
Newsletter 1 - Dezembro 2009
 
 
 
 
 
 

  

CustosCuidadosSaude

 

     
 
   
   
   
 
Site e conteúdos 2016 © ULSNA, EPE, todos os direitos reservados.