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Cidadão

Gabinete do Cidadão

O Gabinete do cidadão é um instrumento de gestão dos serviços e um meio de defesa dos utentes.

Tem como objetivos:

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres em relação aos Serviços de Saúde;
  • Receber e tramitar de forma centralizada todas as reclamações, sugestões e elogios sobre o funcionamento e organização dos serviços ou comportamento dos funcionários, independentemente do meio utilizado;
  • Reduzir a escrito as exposições orais feitas nos termos da alínea anterior, quando os utentes não possam ou não saibam fazê-lo;
  • Organizar e manter o sistema de sugestões e reclamações relativas às atividades hospitalares ou ao exercício profissional do pessoal, gerindo o GC forma a proceder à análise e tratamento de indicadores;
  • Elaborar propostas de melhoria, tendo em conta as sugestões e reclamações recebidas.

É dirigido por um profissional designado pelo Conselho de Administração e conta com 4 elementos distribuídos pelos dois hospitais que compõem a ULSNA, E.P.E e Centros de Saúde.

 

 

Testamento Vital

O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) é um sistema de informação desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que possibilita a receção, registo, organização e atualização de toda a informação e documentação relativas ao documento de diretivas antecipadas de vontade e à procuração de cuidados de saúde, para todos os cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas residentes em Portugal.

O RENTEV é suportado por uma base de dados de âmbito nacional, que centraliza e mantém atualizados os Testamentos Vitais (TV), garantindo a sua consulta aos cidadãos (e ao respetivo procurador de cuidados de saúde, caso exista), através do Portal do Utente, e aos médicos responsáveis pela prestação de cuidados de saúde através do Portal do Profissional.

Para mais Informações consulte os  seguintes documentos:


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