Cuidados de Saúde Hospitalares

Hospital Dr. José Maria Grande

Um pouco de história

Integrado no plano de cobertura hospitalar do País, o Hospital Distrital de Portalegre, actualmente designado por Hospital Doutor José Maria Grande, destina-se a servir uma população de aproximadamente 92.000 habitantes (1999), distribuídos pelos concelhos do Distrito de Portalegre.
Depois de algum tempo de preparação para a sua abertura ao público, foi em 26 de Dezembro de 1974, que foram transferidos os primeiros utentes, vindos do anterior Hospital da Misericórdia, para os Serviços de Medicina, Homens e Mulheres, Cirurgia, Homens e Mulheres, Pediatria e Obstetrícia, embora a data oficial da sua abertura seja a de 1 de Janeiro de 1975.

O pessoal que transitou do Hospital da Misericórdia, representava na altura, cerca de 20% do pessoal do novo Hospital, tendo o restante, sido recrutado do exterior e de outros Hospitais.

Quando da abertura, o Hospital dispunha de um total de 145 camas (1975), distribuídas pelos serviços de:

• Medicina Homens – 25
  • Medicina Mulheres – 25
  • Cirurgia Homens – 25
  • Cirurgia Mulheres – 25
  • Obstetrícia – 26 (incluindo 13 berços)
  • Pediatria – 19

Durante o primeiro ano do hospital, foram inaugurados outros serviços.
O Serviço de Quartos Particulares abriu a 10 de Março de 1975, com 20 camas.
O Serviço de Especialidades abriu, com 23 camas, a 28 de Abril de 1975. A 10 de Outubro de 1975, o Banco de Urgência abriu com um Serviço de Observação (S.O.) de 9 camas.
Assim, para efeitos de estatística, o Hospital dispunha no final de 1975 de 197 camas (incluindo as 9 de S.O. e os 13 berços em Obstetrícia).
O Sanatório também contribuía com internamentos de doentes com patologias do foro respiratório, dando apoio ao Hospital, entrando para efeitos de estatística em 1976, com 100 camas disponíveis, sendo reduzidas para 30 em 1977 e acabando por fechar a 9 de Outubro de 1984.
A Unidade de Cuidados Intensivos, abriu a 14 de Maio de 1977, disponibilizando 5 camas.
Devido à abertura do Serviço de Neurologia (no Sanatório) com 8 camas, as camas de Medicina, também no Sanatório, foram reduzidas para 22 a partir de 1 de Dezembro de 1979.
O Serviço de Ortopedia abriu em 17 de Outubro de 1980, com 23 camas, tendo encerrado em 28 de Julho de 1981, e reaberto em 1 de Setembro em 1981.
Também, e com localização no Sanatório, abriu o Serviço de Hemodiálise a 20 de Abril de 1987. Actualmente, este encontra-se a ser explorado por uma empresa privada.
A 1 de Agosto de 1992, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, foi integrado no Hospital, tendo ficado anexadas a Clínica de Evolução Aguda, Clínica de Evolução Prolongada e Consultas Externas Gerais e de Atendimento Infantil e Juvenil.
Em 15 de Novembro de 1995, abriu o Serviço de Quimioterapia/Oncologia, tratando o primeiro utente em 20 de Novembro, com localização no 2º piso do Hospital, ao lado do Banco de Urgência.

O Hospital Doutor José Maria Grande dispõe atualmente  de  141 camas.

Enf. Jorge Marques