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Serviços de Sistemas e Tecnologias de Informação

Organograma dos Serviço de Sistemas e Tecnologias da Informação

O objectivo do modelo orgânico do SSTI pretende mitigar os constrangimentos identificados, através da aplicação das seguintes políticas:

  •  Criar serviços/processos transversais a toda a ULSNA;
  •  Normalizar os procedimentos e métodos a adoptar para cada tecnologia;
  •  Criar áreas de especialização;
  • Redistribuir os técnicos tendo por base as suas principais características e competências tecnológicas;
  • Motivar e envolver os recursos afectos as TI.

 

 

As tarefas executadas por estes técnicos vão desde funções de Helpdesk a utilizadores; Gestão de Desktop; Operação; Administração de sistemas; Monitorização e Controlo de ambientes; Engenharia e arquitectura de infra-estruturas; Gestão de patch’s e releases; Definição e cumprimento de políticas de segurança; Gestão de storage; Gestão da disponibilidade e continuidade; Gestão de alterações, até a gestão de equipamentos de comunicações (voz e dados), passando pelo desenvolvimento de aplicações e scripts.Com a adopção deste modelo pretende-se:

 

Data Center

  • Aumentar a eficácia e eficiência dos SI e TI através da separação orgânica e funcional das áreas de suporte, administração e gestão. (Service Support vs Service Delivery);
  • Realocar recursos para funções de maior valor acrescentado, através da redução significativa do número de incidentes recorrentes, através da adopção de processos focados na resolução de problemas;
  • Criar novas competências internas e ou desenvolver as já existentes de forma coerente e focada nas necessidades específicas de cada equipa;
  • Racionalizar futuros investimentos em formação uma vez que o novo modelo orgânico assegura por via da especialização das equipas um real retorno do investimento através da aplicabilidade imediata no “terreno” dos novos conhecimentos adquiridos;
  • Efectuar uma eficiente gestão de Recursos humanos nas áreas da SI e TI através da atribuição de áreas específicas adequadas às competências e perfis de cada técnico;
  • Motivar e responsabilizar os recursos.

Estes objectivos permitirão uma melhoria da qualidade de serviço prestado e tirar um melhor partido da capacidade de processamento instalada.


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