796-x-407_Banner
SNS 24 2
30-11-2017

ULSNA EPE, acolheu a XXIV Reunião de Medicina Interna dos Hospitais Distritais

Decorridos 24 anos, o Hospital Dr. José Maria Grande volta a acolher a Reunião de Medicina Interna dos Hospitais  Distritais que se realizou nos dias 09, 10 e 11 de novembro.

Na sessão de abertura além da Dr.ª Isabel Soles, Presidente da reunião e Diretora do Serviço de Medicina Interna do Hospital Dr. José Maria Grande, estiveram presentes o Dr. Abílio Gonçalves, Presidente do Núcleo Medicina Interna do Hospitais Distritais, Dr. Luís Campos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e contou também este evento com a presença Sua Exª o Secretário de Estado da Saúde Dr. Manuel Delgado que fechou  a sessão de abertura constatando que os problemas e as carências dos  hospitais distritais não têm as mesmas características, que os  hospitais centrais e que a Medicina Interna desempenha neste cenário um papel fulcral. “Os problemas e as carências destes hospitais  diz o sr. secretário de estado, são diferentes, e até o acesso dos doentes é diferente. Também por isso, a Medicina Interna deve ser uma especialidade central, com um papel pivot na sua organização clinica.”

Findo a sessão de abertura tiveram inicio os trabalhos dos quais fizeram parte além das comunicações orais,  diversos cursos e diversas conferências e mesas redondas sobre temáticas como “Formação em Medicina Interna, Desafios Atuais”, “Hospitalização Domiciliária- Experiência e Controvérsia”, “Diabetes Mellitus –Novas Terapêuticas e Comorbilidades”, “Urgências em Doenças Autoimunes” tendo o evento terminado com uma conferência intitulada a arte e a medicina, explorando e dando a conhecer todos os médicos que desenvolvem ou desenvolveram algum trabalho artístico, desde pintura, poesia, musica, fotografia e outros.

A  sessão de enceramento ficou a cargo da Dra. Isabel Soles e Dr Abílio Gonçalves que salientaram mais uma vez a importância do Núcleo na formação dos médicos internos de Medicina Interna e na formação contínua desta especialidade. Foi com grande satisfação que Portalegre foi a anfitriã deste evento, mostrando que o serviço está a crescer e a apostar na formação para estimular a fixação dos clínicos nesta região.

efficitur. leo felis vulputate, non adipiscing